Inauguração da Rua Seara Nova e da Rua Sousa Pinto

Na próxima 2ª feira, dia 22 de maio,  às 11:30 horas, a Srª Vereadora da Cultura e Presidente da Comissão Municipal de Toponímia, Catarina Vaz Pinto, procederá à inauguração dos novos arruamentos da Quinta do Mineiro, na Freguesia de Santo António: a Rua Seara Nova e a Rua Sousa Pinto.

A revista Seara Nova foi fundada em Lisboa em 1921, por figuras do então denominado Grupo da Biblioteca Nacional, como Raúl Proença, Jaime Cortesão, Aquilino Ribeiro, Câmara Reis, António Tomás Conceição Silva, Faria de Vasconcelos e outros, tendo o 1º número saído para a rua no dia 15 de outubro de 1921, com capa do pintor Tomás Leal da Câmara. A partir dessa data atravessou  todo o século XX influenciando gerações sucessivas.

O pintor José Júlio de Sousa Pinto (Angra do Heroísmo/1856 – 1939/Pont-Scorff – França) foi um notável pintor dos séculos XIX e XX, vivendo entre França e Benfica, que se impôs pelos seus quadros do quotidiano da Bretanha do oeste francês, das terras paternas de Valongo e Francelos como temas, ligando a escola de Paris à pintura portuguesa, tendo a sua obra sido muito premiada,  sobretudo do último quartel do séc. XIX até ao primeiro do séc. XX, e representada no  Musée d’Orsay em Paris, Museu Nacional Soares do Reis, Museu Grão Vasco e Museu de Arte Contemporânea/Museu do Chiado, entre muitos outros nacionais e estrangeiros.

Freguesia de Santo António
(Planta: Sérgio Dias)

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s