A Calçada fresca ou direita do sítio da Pampulha

Freguesia da Estrela (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia da Estrela
(Foto: Sérgio Dias)

Esta Calçada que hoje une a Rua Presidente Arriaga à Avenida Infante Santo retira o seu nome do sítio onde está, a Pampulha, o qual remonta aos fins do século XVI embora nenhum olisipógrafo avance uma explicação definitiva para a origem do nome.

Em relação à etimologia da palavra Pampulha,  José Pedro Machado no seu Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (1984) avançou a hipótese de a origem estar em «pão da Apúlia» (pan no português arcaico), indicando o local onde era recebido o trigo vindo da Apúlia italiana.

Gomes de Brito referiu que Pampulha já surge num Assento da Vereação de 1636: «Nas travessas que há do Corpo Santo até á Pampulha». Em 1786, na Relação Universal  figura este arruamento ora como Rua Fresca da Pampulha, ora como Rua Direita da Pampulha. E como Calçada da Pampulha aparece primeiro no Itinerário lisbonense de 1818 e no Atlas da Carta Topográfica de Lisboa de Filipe Folque, de 1857. No entanto, num documento de 1875 ainda é referida a denominação genérica da zona, numa planta da Praia da Pampulha.

Refira-se ainda que a Fábrica de Bolachas da Pampulha, a primeira fábrica de bolachas em Portugal, fundada por Eduardo Costa na década de 1870, referenciava a sua localização entre a Pampulha e a Rua 24 de Julho (hoje, Avenida 24 de Julho).

 

Placa Tipo II (Foto: Sérgio Dias)

Placa Tipo II
(Foto: Sérgio Dias)

 

Freguesia da Estrela (Planta : Sérgio Dias)

Freguesia da Estrela
(Planta : Sérgio Dias)

5 thoughts on “A Calçada fresca ou direita do sítio da Pampulha

  1. Boa noite sou sócio da comfeitaria pampulha gostava se for possível obter informação de quantos anos tem e ao mesmo tempo alguma da muita história que se passou nestes longos anos de existência se for possível agradecia que enviace Alguma coisa se souber Boa noite e obrigado

    Gostar

  2. Pingback: Topónimos incomuns de Lisboa | Toponímia de Lisboa

  3. Pingback: As Calçadas e Calçadinhas lisboetas | Toponímia de Lisboa

Os comentários estão fechados.