A Rua Cesina Adães Bermudes e o parto sem dor

Freguesia de Carnide (Foto: Sérgio Dias)

Freguesia de Carnide
(Foto: Sérgio Dias)

A médica obstetra Cesina Adães Bermudes, uma das pioneiras em Portugal pela divulgação e prática do primeiro método de parto sem dor, desde a publicação do Edital de 24/09/2009 que dá o seu nome ao que eram as Ruas E e F do Pólo Tecnológico de Lisboa.

Pelo mesmo Edital foram fixados nos restantes arruamentos do Pólo Tecnológico de Lisboa a também médica Laura Ayres, os industriais e banqueiros António Champallimaud, Carlos Alves, Cupertino de Miranda e Francisco Cortês Pinto, bem como o precursor das modernas teorias de economia e finanças Carlos Morato Roma.

0 Cesina Bermudes [Biografia Prisional]0001

Cesina Borges Adães Bermudes (Lisboa/20.05.1908 – 2001), filha de Cândida Bermudes e do escritor Félix Bermudes, concluiu a sua licenciatura na Faculdade de Medicina de Lisboa em 1932, foi assistente na cadeira de Anatomia e Clínica Geral nos Hospitais Civis de Lisboa e, especializou-se em Obstetrícia (1937), com 19 valores na sua dissertação das provas de Doutoramento (1947).

Em 1954, Cesina partiu para Paris para estudar novas técnicas de parto, e ao regressar pugnou pela introdução no nosso país do método do parto sem dor, tendo mesmo publicado sobre esta temática em diversas revistas médicas, de que se destacam os artigos «Bases Científicas do Parto sem Dor» (1955) e «Notas Soltas sobre o Parto sem Dor» (1957). Com o também obstetra Pedro Monjardino foram pioneiros em Portugal no parto psicoprofilático, vulgarmente denominado parto sem dor, na década de cinquenta do séc. XX.

Cesina Adães Bermudes foi também uma cidadã empenhada na política e, após ter participado na campanha de Norton de Matos à presidência, em 1949, ao lado de Maria Lamas e Isabel Aboim Inglês, foi presa no Forte de Caxias a 14 de outubro de 1949, por integrar a Comissão Central do Movimento Nacional Democrático Feminino, de onde foi libertada três meses depois, a 14 de janeiro de 1950 mas,  foi doravante impedida de ensinar na Faculdade de Medicina de Lisboa devido às suas convicções anti-salazaristas, e viu-se assim obrigada a seguir carreira docente na disciplina de Puericultura em várias escolas industriais.

Foi ainda a primeira secretária-geral da Sociedade Teosófica em Portugal e membro da Sociedade Anatómica de Portugal e da Sociedade Anatómica Luso-Espanhola-Americana.

Freguesia de Carnide (Planta: Sérgio Dias)

Freguesia de Carnide
(Planta: Sérgio Dias)